Concursos de Escrita

VIII CONCURSO LITERÁRIO DA AML - Prêmio “Sidônio Fernandes” / Prazo: 15/08/2019

A Academia Madureirense de Leras – AML, na edição de seu 8º Concurso Literário, institui o Prêmio Sidônio Fernandes.

Advogado e ambientalista, Sidônio Fernandes (1926-2016) foi um grande entusiasta do meio ambiente. Notabilizou-se, além da advocacia, por sua dedicação às causas da natureza e pelo seu amor às árvores, notadamente o Ipê Amarelo. Plantou na cidade serrana de Petrópolis (RJ), onde residia, uma grande quantidade dessa espécie de árvores, que hoje florescem como que em sua honra. Escritor, poeta, notabilizou-se por seus textos (Hino ao Ipê Amarelo, Exortação, Louvação ao Professor), tendo, inclusive, recebido em 2014, do Vaticano, do Papa Francisco, a honraria de uma particular Bênção Apostólica, por sua dedicação missionária às causas do bem. Sua “Oração Ambientalista”, abençoada pelo Vaticano e difundida no mundo inteiro, está reproduzida em placa afixada nos jardins do Museu Imperial de Petrópolis. Foi fundador da ABAL – Academia Brasileira Ambientalista de Letras (RJ) e da AML – Academia Madureirense de Letras (RJ), onde tem seu nome como Sócio Benemérito.
Assim, a AML presta sua homenagem a essa personalidade a ser lembrada na cultura e na história, em especial, a da cidade de Petrópolis, o nosso, como ficou conhecido, para sempre, “Cavaleiro do Ipê Amarelo”.

1 ― OBJETIVO: O Concurso Literário da AML tem como objetivo principal o incentivo abrangente à criação literária em língua portuguesa, além de promover a cultura, por meio da valorização e revelação de novos talentos.

2 ― PERÍODO DE INSCRIÇÃO: de 15 de junho a 15 de agosto de 2019, prevalecendo a data de postagem no carimbo dos Correios. Não haverá envio de trabalhos através da Internet.

3 ― CATEGORIAS: Infantil (até 12 anos); Juvenil (acima de 12 até 20 anos) e Adulto (acima de 20 anos),

4 ― MODALIDADE: A modalidade (única) é POESIA, com tema livre.

5 ― PARTICIPAÇÃO: Cada candidato poderá concorrer com um único trabalho inédito (nunca publicado em quaisquer meios de comunicação, nem classificado em concursos). O não-ineditismo, ou plágio, desclassificará o trabalho, respondendo o autor legalmente pelo ato. Não serão aceitos trabalhos que contenham apologia ao uso de drogas, conteúdo racista, preconceituoso, imoral, propaganda política ou intolerância religiosa. A participação de integrantes da AML é permitida, desde que estes não façam parte das comissões julgadora ou organizadora.

6 ― FORMATAÇÃO: Os trabalhos devem ter, no máximo, 20 (vinte) linhas, ocupando uma única lauda (página). Devem ser digitados (nunca manuscritos) com fonte Times New Roman (ou Arial), tamanho 12, espaço 1,5.


7 ― ENVIO: O participante deve enviar 3 (três) vias do trabalho com apenas o título e o pseudônimo do autor, em envelope ofício, contendo outro envelope menor com a sua identificação completa. O envelope menor, em seu exterior, deve informar o pseudônimo do autor e o título do trabalho. Em seu interior, o envelope menor deve conter os seguintes dados: nome do autor, pseudônimo, categoria, data de nascimento, título do trabalho, endereço completo, telefone, e-mail e um breve currículo de 5 (cinco) linhas no máximo. O participante menor de 18 anos deve apresentar, no ato da inscrição, autorização assinada pelos pais ou responsáveis. O envelope tamanho ofício contendo o envelope menor e o trabalho, deve ser enviado, exclusivamente por correspondência postal (Correios), para o endereço a seguir, devendo ter o seguinte texto, tanto para o destinatário como para o remetente:



ACADEMIA MADUREIRENSE DE LETRAS
8º CONCURSO LITERÁRIO 2019

Caixa Postal 55.405 - Rua Cândido Benício, 2339 / loja 5-A
Praça Seca - Jacarepaguá
CEP 22733-970 Rio de Janeiro, RJ


8 ― PREMIAÇÃO: Serão premiados os três primeiros colocados de cada categoria, com Distintivo da AML e Diploma. Poderá haver concessão de Menções Honrosas, a critério da Comissão Julgadora.
A cerimônia de premiação está agendada para o dia 26 de outubro de 2019, às 13:00 horas, no salão social do Restaurante Bosque da Praça, à Rua Cândido Benício, nº 2235, Praça Seca, Rio de Janeiro, RJ. Cada autor premiado terá direito gratuitamente a um almoço self-service, por cortesia da AML.
Os trabalhos premiados farão parte da Revista do VIII Concurso Literário da AML, com exemplares para os respectivos autores e disponibilização na Internet.

9 ― RESULTADOS: O site da AML, https://sites.google.com/site/academiamadureirensedeletras divulgará os resultados até a data de 15 de outubro de 2019. Os autores selecionados serão comunicados por e-mail, telefone ou carta, com detalhes sobre a cerimônia de premiação. Os ausentes receberão seus prêmios pelos Correios.

10 ― COMISSÃO JULGADORA: A comissão julgadora será composta por 5 (cinco) profissionais de reconhecida capacidade intelectual. Sua decisão, inclusive sobre os casos omissos, será soberana e irrecorrível.

11 ― DISPOSIÇÕES FINAIS:

Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas através de envio de e-mail para o endereço eletrônico da Academia Madureirense de Letras, acmadureirensedeletras@gmail.com, aos cuidados (a/c) do 1º Secretário, Paulo Tórtora.

Os trabalhos apresentados não serão devolvidos.

Ao realizar a inscrição o candidato manifesta pleno acordo com o Regulamento do Concurso e autoriza, para todos os fins, a divulgação e publicação de seu nome e trabalho inscrito.

Rio de Janeiro, 8 de junho de 2019.

COMISSÃO ORGANIZADORA do 8º CONCURSO LITERÁRIO DA AML – 2018:
Acadêmicos Sérgio Peres Lopes (Presidente), Márcia Andrea Peres e Paulo Cezar Tórtora

 

 

Um projeto da Metamorfose Cursos

DEPOIMENTOS

"Fiquei muito satisfeito com o conteúdo da Oficina. Minha experiência com escrita, agora vejo com maior clareza, era inteiramente prática ou intuitiva e, certamente, passível de ser substancialmente melhorada. Gostei muito da orientação obtida através da Oficina e, em particular, da tua avaliação do material dos desafios."

Décio Oliveira Elias,
Rio de Janeiro, RJ

mais depoimentos

 

Para Oficina de Criação Literária

 

 

 

curso desenvolvido pela

 

 

 

conheça o professor
Marcelo Spalding